Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Janeiro de 2026
Publicado em 13/12/2025 22h21

Retirada da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes repercute na imprensa internacional

Donald Trump revogou nessa sexta-feira (12) as sanções impostas ao ministro e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes
Por: SBT NEWS

A decisão de Donald Trump em revogar a Lei Magnitsky aplicada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi destaque em alguns dos principais jornais do mundo.

O norte-americano Washington Post destacou que a decisão representa um recuo na relação tensa entre os dois governos, em meio a uma série de negociações de Lula (PT) com Donald Trump.

The Guardian, jornal britânico, relembrou que Moraes estava sancionado, desde julho, pela Lei Magnitsky, usada contra indivíduos acusados de violar os direitos humanos.

Financial Times afirmou que a medida dos Estados Unidos representa um esforço para "reconstruir pontes" com o Brasil. "Medida ajuda a abrir caminho para a aproximação das relações entre os EUA e o Brasil após uma crise no início do ano", acrescentou.

Enquanto a Bloomberg seguiu na mesma linha dos jornais e escreveu que a decisão é um recuo "na luta que Donald Trump travou com o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva". O jornal também citou o tarifaço, taxas que, segundo o portal, foram elevadas com o intuito de pressionar o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.

Entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou nessa sexta-feira (12) as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes, com base na Lei Magnitsky. A decisão retira o casal da lista de restrições mantida pelo governo norte-americano.

As sanções foram anunciadas em julho, quando Trump aplicou as sanções alegando que o magistrado teria atuado como "juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas.

Publicidade

Comente essa notícia