Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Janeiro de 2026
Publicado em 18/01/2026 14h24

Donald Trump convida Lula para integrar o “Conselho de Paz” para Gaza

Na tarde deste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado por Donald Trump para integrar o “Conselho da Paz” para Gaza. O convite foi enviado por meio da…
Por: Band News

Na tarde deste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado por Donald Trump para integrar o “Conselho da Paz” para Gaza. O convite foi enviado por meio da embaixada brasileira em Washington. Lula seria um dos vários líderes que receberam uma carta-convite.

Segundo reportagem da Band em Brasília, o assunto vai ser tratado com Lula quando o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, voltar do Paraguai, onde participou, neste sábado, da assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Neste sábado, o presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou uma imagem da carta nas redes sociais, confirmando que é um dos convidados. Na publicação, Milei afirmou que será “uma honra ser um dos membros fundadores” da organização presidida por Trump.

De acordo com a agência Reuters, líderes da França, Alemanha, Austrália, Canadá, Egito e da Turquia, bem como a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também estão entre os convidados. A Casa Branca informou que o bilionário Marc Rowan, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e Robert Gabriel, assessor de Trump, também farão parte da iniciativa. Nikolay Mladenov, ex-enviado da ONU para o Oriente Médio, será o alto representante para Gaza. O Conselho teria como objetivo inicial ajudar a encerrar o conflito no enclave palestino.

Alguns outros nomes já haviam sido divulgados na sexta-feira (16), como o do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o genro de Trump, Jared Kushner.

Publicidade

Comente essa notícia