O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 200% sobre a França após o líder francês, Emmanuel Macron, indicar que não vai aceitar o convite para fazer parte do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza.
Trump disse que a nova taxação pode ser cobrada nas importações de vinhos e champanhes. O chefe da Casa Branca afirmou que isso vai acontecer se ele sentir que o francês está sendo “hostil”. Ao ser perguntado sobre a posição de Macron de que não iria aderir ao conselho, o republicano disse que “ninguém quer ele, porque ele estará fora do poder em breve”. Trump chegou até a citar que isso acontecerá em “alguns meses”, no entanto, o mandato do presidente francês só termina em maio de 2027.
A França informou que “não pretende responder favoravelmente” ao convite de Trump, pois o formato do grupo “levanta muitas questões, especialmente relacionadas ao respeito aos princípios e à estrutura das Nações Unidas, o que de maneira alguma pode ser questionado”. Parte do mundo critica a ideia de Trump em relação ao Conselho porque, supostamente, ele toma poderes que atualmente são da Organização das Nações Unidas.